Cruzeiro nas Copas – Anos 2010

Foto: Gazeta Press

Foto: Gazeta Press

O blog no Facebook e no Twitter

O Brasil da Copa de 2010 só contava com um cruzeirense na delegação: Gilberto.

Gilberto – O lateral esquerdo, que já tinha uma passagem pela Raposa no currículo (1998), foi repatriado em julho de 2009. Ele estava encostado no Tottenham, da Inglaterra, e chegou ao Cruzeiro poucos dias após a derrota na final da Libertadores, como forma de amenizar a frustração do torcedor celeste com a perda do título. A esperança era que o jogador atuasse, assim como na primeira passagem, como lateral esquerdo, posição carente na equipe celeste e quase sempre preenchida de forma improvisada por Gérson Magrão. Mas não demorou para todos perceberem que Gilberto já não rendia tanto na esquerda. Virou, então, um camisa 10. E dos bons. Mesmo assim, para a competição na África do Sul, Dunga preferiu o ex-lateral para a reserva de Michel Bastos, em vez do jovem Marcelo, do Real Madrid. Na Copa, Gilberto entrou em dois jogos: nas oitavas, contra o Chile, aos 40 do segundo tempo, e nas quartas, contra a Holanda, aos 17 minutos da segunda etapa.

Apesar de Gilberto ter sido o único representante do Cruzeiro na Copa da África do Sul, outros seis jogadores convocados tinham história no Maior de Minas: Gomes, Doni, Maicon, Luisão, Felipe Melo e Ramires.

Na Copa deste ano, nenhum jogador do Cruzeiro foi convocado. Alguns ex-cruzeirenses, no entanto, participam do Mundial no Brasil. São eles: Jefferson, Maicon, Maxwell, Ramires e Fred.

Sem cruzeirense entre os 23, o desafio dos selecionados é quebrar a escrita de nunca ter havido, desde 1966, quando mineiros passaram a figurar nas listas, uma Seleção Brasileira campeã do mundo sem a presença de cruzeirenses entre os convocados. Em 1970, 1994 e 2002, havia representantes do Maior de Minas no escrete canarinho.

O que será, portanto, de 2014? Tabu quebrado ou mantido?

***

Outros posts da série:
Cruzeiro nas Copas – Anos 60
Cruzeiro nas Copas – Anos 70
Cruzeiro nas Copas – Anos 80
Cruzeiro nas Copas – Anos 90
Cruzeiro nas Copas – Anos 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *